Aprendendo sobre o sofrimento humano na situação de doença: a experiência de estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v12i2.50620Palavras-chave:
Doença, Pacientes, Dor, Estudantes de Enfermagem, Educação em EnfermagemResumo
Neste estudo, buscou-se compreender o que o estudante de enfermagem entende sobre sofrimento na situação de doença e como ele experiencia esse tema em seu processo de formação. Utilizando a abordagem qualitativa de análise de conteúdo, os dados foram coletados por meio de formulários com questões abertas e entrevistas. Participaram do estudo 31 estudantes de enfermagem. Os resultados revelaram quatro categorias: reconhecendo o sofrimento, testemunhando e vivenciando (comportamentos de cuidar), respondendo ao sofrimento e refletindo sobre o sofrimento. As conclusões apontam que o aluno reconhece fontes que causam sofrimento não só nos pacientes, mas também nas famílias, e que a principal fonte de aprendizagem do aluno sobre o sofrimento humano é a observação que ele faz do enfermeiro atuando numa situação de sofrimento. Nessa observação, o aluno identifica comportamentos que aproximam ou afastam o enfermeiro do sofrimento vivido pelo paciente e pela família; ao mesmo tempo, quando o aluno tem a possibilidade de atuar numa situação de sofrimento, procura agir de forma a aproximar-se do paciente e da família. O estudo revelou que o sofrimento como tema de formação do enfermeiro é ocasional, depende da experiência do aluno na prática, e que o aluno não se sente preparado na graduação para lidar com o tema, o que indica a necessidade de conteúdos teórico-práticos que contemplem especificamente o tema sofrimento na grade curricular.Publicado
01-06-2008
Edição
Seção
Pesquisa
Como Citar
1.
Aprendendo sobre o sofrimento humano na situação de doença: a experiência de estudantes de enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2008 [citado 25º de abril de 2025];12(2). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50620