Dando voz às crianças: considerações sobre a entrevista qualitativa em pediatria

Autores

  • Raquel Candido Ylamas Vasques Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem ; São PauloSP, Centro Universitário São Camilo, Brasil
  • Ana Márcia Chiaradia Mendes-Castillo São PauloSP, USP, EE , Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Perdas e Luto, Brasil
  • Regina Szylit Bousso São PauloSP, USP, EE , NIPPEL, Brasil
  • Camila Amaral Borghi São PauloSP, USP, EE , NIPPEL, Brasil
  • Patrícia Stella Sampaio NIPPEL; São PauloSP, Universidade Paulista, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v18i4.50116

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Criança, Metodologia, Saúde da Criança

Resumo

Ao considerar a criança como um sujeito de pesquisa e almejar compreender a sua perspectiva em relação a determinada experiência, deve-se levar em conta a necessidade de seguir criteriosos passos para garantir sua autonomia, bem como respeitar seu estágio de desenvolvimento e sua capacidade de compreensão. Este ensaio tem como objetivo tecer considerações acerca das questões metodológicas para a realização de entrevistas qualitativas com crianças, a partir de levantamento teórico, disponível na literatura atual. Trata-se de um resgate bibliográfico das questões mais relevantes ao se realizar uma entrevista qualitativa com crianças. Três aspectos principais são discutidos: desenvolvimento cognitivo da criança, estratégias de aproximação e critérios éticos para participação e inclusão de crianças, com ênfase no consentimento e confidencialidade.

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Publicado

01-12-2014

Edição

Seção

Artigo Reflexivo

Como Citar

1.
Dando voz às crianças: considerações sobre a entrevista qualitativa em pediatria. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 24º de abril de 2025];18(4). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50116

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