O estudo cultural da música popular brasileira

dois problemas e uma contribuição

Autores

  • Álvaro Neder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Palavras-chave:

Música popular, Estudos culturais, Metodologia, Definição, Sociedade e cultura

Resumo

No estágio em que se encontram os estudos de música popular no Brasil, é crucial discutir a definição de “música popular” e as abordagens teóricas usadas para fundamentar sua análise. Ambas as questões são tratadas aqui por meio de uma articulação crítica que envolve estruturas musicais, sociedade e cultura. Propõe-se, portanto, uma contribuição teórica aos estudos de música popular brasileira, e não uma análise do conteúdo de tais estudos.

Biografia do Autor

  • Álvaro Neder, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

    Musicólogo e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde é coordenador da Pós-Graduação em Produção Cultural. Possui Doutorado Multidisciplinar em Letras
    (Literatura Brasileira, Linguagem e Teoria da Literatura) pela PUC-Rio (2007) e finalizará em 2010 seu segundo doutorado, na UNIRIO, em Música. Foi Teacher Assistant na Universidade Brown durante parte de seu estágio de doutoramento de 18 meses nesta universidade, ministrando o curso  Introduction to Ethnomusicology. Publicou o livro Creativity in Education: Can Schools Learn with the Jazz Experience? (WCP, EUA, 2002). Sua tese de doutorado sobre a MPB dos anos 60 foi selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio para representar o programa no Grande Prêmio Na cional Capes de Teses de Doutorado 2008.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesegrund. Teses sobre a sociologia da arte. In: COHN, Gabriel (org.), Theodor W. Adorno. S. Paulo: Ática, 1986.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sôbre a música brasileira. São Paulo: Martins, s.d.

______. Macunaíma. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.

ARAÚJO, Samuel. Acoustic labour in the timing of everyday life: a critical contribution to the history of samba in Rio de Janeiro. Tese (Ph.D. em Musicologia)–Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, E.U.A., 1992.

______. Brega: music and conflict in urban Brazil. Dissertação (Mestrado em Musicologia)–Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, E.U.A., 1987.

______. Identidades brasileiras e representações musicais: músicas e ideologias da nacionalidade. Brasiliana no 4, 2000.

______. The politics of passion: the impact of bolero on Brazilian musical expressions. In: CHRISTENSEN, Dieter et al. 1999 yearbook for traditional music. Canada: Brown & Martin, 1999.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Edunb, 1993.

BÉHAGUE, Gerard. Latin America. In: MYERS, Helen (Ed.). Ethnomusicology, historical and regional studies. London/New York: Norton, 1993.

BIRRER, Frans. Definitions and research orientation: Do we need a definition of popular music? Popular Music Perspectives 2; papers from the Second International Conference on Popular Music Studies, Italy: Reggio Emilia, September 19-24, 1983.

BJÖRNBERG, Alf. On aeolian harmony in contemporary popular music. In: Third International Conference of Iaspm, Montreal, 1985. Disponível em: <http://www.tagg.org/others/bjbgeol.html>. Acesso em: 6 dez. 2009. Não paginado.

BOURDIEU, Pierre. Distinction: a social critique of the judgment of taste. London/Cambridge MA, Routledge/Harvard University Press, 1984.

BRACKETT, David. Interpreting popular music. Cambridge: Cambridge UP, 1995.

BRITO, Antonio Carlos de. Tropicalismo: sua estética, sua história. Revista Vozes, ano 66, n.° 9, nov. 1972.

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 5a. edição, 1993.

CARVALHO, Martha de Ulhôa. ‘Música Popular’ in Montes Claros, Minas Gerais, Brazil: A study on middleclass popular music aesthetics in the 1980s. Tese (PhD em Musicologia)–Cornell University, New York, 1991.

CHESTER, Andrew. Second thoughts on a rock aesthetic: The Band. New Left Review 62, 1970.

COASE, Ronald H. Payola in Radio and Television Broadcasting. Journal of Law and Economics, vol. 22, no. 2, Oct., 1979, pp. 269-328.

CONTIER, Arnaldo. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto. Revista Brasileira de História, v.18, n° 35, ANPUH/Humanitas, 1998, p.13-52.

______. Música no Brasil: história e interdisciplinaridade. Algumas interpretações (1926-1980). História em Debate. Atas do XVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, Rio de Janeiro: 1991, ANPUH/CNPq, p.151-89.

______. Brasil novo: música, nação e modernidade. Tese de Livre Docência, FFLCH/USP: 1986.

______. Música e ideologia no Brasil. São Paulo: Novas Metas, 1985.

COOK, Nicholas. Music, imagination and culture. Oxford: Oxford UP, 1990.

DAHLHAUS, Carl. Esthetics of music. Tradução de William Austin. Cambridge: Cambridge UP, 1995.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do estado e civilização. Vol 2. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

______. O processo civilizador: uma história dos costumes. Vol. 1. Rio de Janeiro: Zahar, 1994a.

______. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994b.

______. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

______. Sobre los seres humanos y sus emociones: un ensayo sociológico procesual. In ELIAS, Norbert. La civilización de los padres y otros ensayos. Colombia: Editorial Norma S.A.,1998.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Norma. In: ______. Dicionário Aurélio Eletrônico: Século XXI. Versão 3.0. Lexicon Informática, 1999.

FREUD, Sigmund. Standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud. Editado por James Strachey. London: Hogarth, 1957.

FRITH, Simon. Performing rites: on the value of popular music. Oxford: Oxford UP, 1996.

GALVÃO, Walnice Nogueira. MMPB: uma análise ideológica. Aparte, n.° 2, 1968.

GEERTZ, Clifford. The Interpretation of cultures. New York: Basic Books, 1973.

HALL, Stuart. Notes on deconstructing “the popular”. In: SAMUEL, R. (Ed.). People’s history and socialist theory. London: Routledge, 1981, p.227-240.

HANSLICK, Eduard. On the musically beautiful. Tradução de Geoffrey Payzant. Indianapolis: Hackett, 1986.

HENNION, Antoine. Music and mediation: towards a new sociology of music. In: CLAYTON, M.; HERBERT, T.; MIDDLETON, R. (Eds.). The cultural study of music: a critical introduction. London: Routledge, 2002.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde 60/70. São Paulo: Brasiliense, 1980.

JOSEPHS, N. First international conference on popular music research. Popular Music and Society, 8(2), 125-128, 1982.

KANT, Immanuel. Critique of the power of judgment. Editado por Paul Guyer. Tradução de Paul Guyer e Eric Matthews. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

KEIL, Charles. Motion and feeling through music. Journal of Aesthetics and Art Criticism 24, p.337-349, 1966.

KRISTEVA, Julia. La révolution du langage poétique; l’avant-garde à la fin du XIXe siècle: Lautréamont et Mallarmé. Paris: Éditions du Seuil, 1974.

MANN, William. What songs the Beatles sang. The Times, London, 27 Dec. 1963. Disponível em: http://tagg.org/others/MannTimes631223.html. Acesso em: 5 dez. 2009. Não paginado.

MATOS, Claudia. Acertei no milhar: malandragem e samba no tempo de Getúlio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Antropologia e Sociologia vol. 2. São Paulo: EDUSP, 1974.

MCCLARY, Susan. Feminine endings: music, gender, and sexuality. 2nd. ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002 (1991).

MCCLARY, Susan; WALSER, Robert. Start making sense! Musicology wrestles with rock. In: Frith, S; Goodwin, A. (Eds.) On record: rock, pop and the written word. London: Routledge, 1990.

MEYER, Leonard. Emotion and meaning in music. Chicago: University of Chicago Press, 1956.

MIDDLETON, Richard (Ed.). Reading pop: approaches to textual analysis in popular music. New York: Oxford, 2000.

______. Studying popular music. Philadelphia: Milton Keynes, 1997.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. As vozes desassombradas do museu: Pixinguinha, João da Baiana, Donga. V. 1, Rio de Janeiro: Artenova, 1970.

NAPOLITANO, Marcos. O conceito de “MPB” nos anos 60. História, questões e debates. Curitiba, UFPR, n. 31, p.11-30, 1999.

______. A canção engajada nos anos 60. In: DUARTE, P.S.; NAVES, S.C. (Orgs.). Do samba-canção à Tropicália. Rio de Janeiro: Faperj/Relume-Dumará, 2003.

______. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB – 1959/1969. São Paulo: Anna Blume/ FAPESP, 2001.

NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Getúlio Vargas, 1998.

NEDER, Álvaro. O enigma da MPB e a trama das vozes: identidade e intertextualidade no discurso musical dos anos 60.

487f. Tese (Doutorado em Letras)–Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

PERRONE, Charles A. Letras e letras da música popular brasileira. Rio de Janeiro: Elo, 1988.

REILLY, Suzel Ann. Mas allá del nacionalismo: trayectorias etnomusicológicas en Brasil. Desacatos, Distrito Federal, Mexico, otoño, n. 12, p.11-23, 2003.

SANTAELLA, Maria Lucia. Convergências: poesia concreta e tropicalismo. São Paulo: Nobel, 1984.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 3a. edição, 1986.

SANTIAGO, Silviano. Fazendo peguntas com o martelo. In: VASCONCELLOS, G. Música popular: de olho na fresta. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

______. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2a. edição, 2000.

SHEPHERD, John. A theoretical model for the sociomusicological analysis of popular musics. Popular Music 2, 1982.

SCHWARZ, Roberto. Remarques sur la culture et la politique au Brésil - 1964/1969. Les Temps Modernes 288, 1970.

SILVA, Melina Aparecida dos Santos. O projeto de lei anti-jabá: uma análise crítica. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo)–Centro Universitário de Barra Mansa, Barra Mansa, 2007.

STROUD, Sean. The defense of tradition in Brazilian popular music: politics, culture, and the creation of musica popular brasileira. Hampshire: Ashgate, 2008.

TAGG, Philip. Analysing popular music: theory, method, and practice. Popular Music 2, 1982.

______. Kojak: 50 seconds of television music (Towards the analysis of affekt in popular music). Tese (Ph.D. em Musico-logia)–Musikvetenskapliga Institutionen, Göteborg, 1979.

TATIT, Luiz. A canção: eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986.

______. Análise semiótica através das letras. Ateliê Editorial, 2001.

______. Musicando a semiótica. Editora Annablume, 1997.

______. O cancionista: composição de canções no Brasil. Edusp,1996.

______. Semiótica da canção: melodia e letra. Editora Escuta, 1994.

TINHORÃO, J. R. História social da música popular brasileira. 2ª ed. São Paulo: Ed. 34, 1999.

______. Música popular de índios, negros e mestiços. Petrópolis: Vozes, 1972.

______. Pequena história da música popular: da modinha à canção de protesto. Petrópolis: Vozes, 1974.

VASCONCELLOS, Gilberto. Música popular: de olho na fresta. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

______. O mistério do samba. 2a ed. Rio de Janeiro: Zahar/UFRJ, 1995.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes. 1998.

______. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade. Revista Quadrimestral de Ciência da Educação, Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), Campinas, n. 71, p.21-44, 2000.

WALSER, Robert. Running with the devil: power, gender, and madness in heavy metal music. Hanover, NH: University Press of New England, 1993.

WISNIK, José Miguel. Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In: SQUEFF, E.; WISNIK, J.M. O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982.

______. O minuto e o milênio ou por favor, professor, uma década de cada vez. Anos 70: música popular. Rio de Janeiro: Europa, s.d.

______. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004.

Downloads

Publicado

2010-07-05

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“O Estudo Cultural Da Música Popular Brasileira: Dois Problemas E Uma contribuição”. 2010. Per Musi, nº 22 (julho): 1-15. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/45102.

Artigos Semelhantes

1-10 de 80

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)