“Eu sou uma fruta ‘gogóia’, eu sou uma moça”

Gal Costa e o Tropicalismo no feminino

Autores

Palavras-chave:

Antropologia, Gênero e sexualidade, MPB, Gal Costa e o Tropicalismo

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo discutir o fenômeno da performance musical a partir de uma imbricação de conceitos pertinentes à música, à antropologia e aos estudos de gênero e sexualidade. Defendendo a ideia de que a cantora Gal Costa desenvolveu um discurso performático – vocal e corporal – devidamente afinado aos propósitos tropicalistas, analiso as possibilidades de uso do corpo para a produção de imagens performáticas que incitam ao debate acerca das possíveis intersecções entre música, erotismo e sexualidade. Ao dialogar com a obra de autores como Clifford Geertz, Terence Turner, Mary Douglas, Marcel Mauss, Judith Butler e George Bataille, pretendo contribuir com uma revisão crítica do Tropicalismo na qual a interpretação musical e as técnicas corporais ocupam o centro da discussão. A intenção é propor uma problematização das subjetividades envolvidas no processo de construção performática que é fabricado no corpo do cantor.

Biografia do Autor

  • Rafael da Silva Noleto, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

    Rafael da Silva Noleto é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), pertencendo à área de concentração em Antropologia Social e à linha de pesquisa “Paisagem, Memória e Gênero”. Licenciado Pleno em Música (Universidade do Estado do Pará). Dedica-se a pesquisas vinculadas à Música Popular Brasileira, corpo e estudos de gênero e sexualidade. Integra o grupo de pesquisa “Cidade, Aldeia e Patrimônio” (UFPA). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando como cantor, compositor e performer.

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Publicado

2014-11-20

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“‘Eu Sou Uma Fruta ‘gogóia’, Eu Sou Uma moça’: Gal Costa E O Tropicalismo No Feminino”. 2014. Per Musi, nº 30 (novembro): 1-12. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38862.