Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
Palabras clave:
ensino de história, ensino fundamentalResumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Na pesquisa empírica realizada participaram dezessete professoras e vinte e seis alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Nossa intenção foi investigar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre a história local. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e analise dos resultados nos baseamos em investigações realizadas por pesquisadores como Lee (2001) Cooper (2002), Barton (2004) Barca (2007) Schmidt (2010). Os resultados indicam possibilidades para compreensão das ideias dos sujeitos acerca de conceitos para a construção do conhecimento histórico.Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.