As Crianças e as Noticias da televisão
Palabras clave:
educação infantil - participação social- televisão- notíciasResumen
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento[1] concluída em 2008, sobre a relação que crianças 6 a 8 anos estabeleceram com as notícias oriundas da televisão. Nele são apresentadas e discutidas três categorias que emergiram do campo: as notícias mais ou menos, as notícias filmadas para trás e o perdido.
As crianças que falam nesse artigo foram são os sujeitos da pesquisa, não o seu objeto, e suas vozes exigiram um contraponto permanente com o que os discursos teóricos dizem sobre elas e, ainda, com o que o discurso legal assegura para elas. Para isso, foram feitas aproximações da Educação com saberes da Sociologia da Infância, da corrente sócio histórica da Psicologia, Comunicação Social e da Teoria da Literatura.
[1] Tese de doutoramento disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=125584
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.