As Crianças e as Noticias da televisão
Keywords:
educação infantil - participação social- televisão- notíciasAbstract
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento[1] concluída em 2008, sobre a relação que crianças 6 a 8 anos estabeleceram com as notícias oriundas da televisão. Nele são apresentadas e discutidas três categorias que emergiram do campo: as notícias mais ou menos, as notícias filmadas para trás e o perdido.
As crianças que falam nesse artigo foram são os sujeitos da pesquisa, não o seu objeto, e suas vozes exigiram um contraponto permanente com o que os discursos teóricos dizem sobre elas e, ainda, com o que o discurso legal assegura para elas. Para isso, foram feitas aproximações da Educação com saberes da Sociologia da Infância, da corrente sócio histórica da Psicologia, Comunicação Social e da Teoria da Literatura.
[1] Tese de doutoramento disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=125584
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.