O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
Resumen
Este artigo analisa algumas iniciativas de implementação da educação profissional no âmbito das políticas públicas, em Minas Gerais entre fins do século XIX e início do XX. Nosso objetivo é compreender como foi pensada e construída a escolarização do trabalhador mineiro nesse momento e sua relação com o processo de produção do ideário educativo modernizador da república. A análise da documentação – Anais do Congresso Mineiro, Leis e Decretos –, produzida entre os anos de 1892 a 1911, deixa entrever o esforço empreendido pelas elites mineiras não apenas de qualificar o trabalhador, mas também de ensiná-lo a ética do trabalho. Parte de um processo mais amplo, que buscava atender ao ideal de ordem e progresso aspirado pelas elites republicanas, as políticas públicas de educação profissional tinham por fim a formação do trabalhador em Minas Gerais e sua inserção, como cidadão útil, na república recém-inaugurada.Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.