O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário
Abstract
Este artigo analisa algumas iniciativas de implementação da educação profissional no âmbito das políticas públicas, em Minas Gerais entre fins do século XIX e início do XX. Nosso objetivo é compreender como foi pensada e construída a escolarização do trabalhador mineiro nesse momento e sua relação com o processo de produção do ideário educativo modernizador da república. A análise da documentação – Anais do Congresso Mineiro, Leis e Decretos –, produzida entre os anos de 1892 a 1911, deixa entrever o esforço empreendido pelas elites mineiras não apenas de qualificar o trabalhador, mas também de ensiná-lo a ética do trabalho. Parte de um processo mais amplo, que buscava atender ao ideal de ordem e progresso aspirado pelas elites republicanas, as políticas públicas de educação profissional tinham por fim a formação do trabalhador em Minas Gerais e sua inserção, como cidadão útil, na república recém-inaugurada.Additional Files
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