Um Currículo Debochado Riscado no Chão de Estrelas

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Gênero, Sexualidade, Cinema, Cartografia

Resumo

Por meio das teorias pós-críticas do currículo, temos como objetivo neste texto cartografar as dissidências de masculinidade que são produzidas no filme Tatuagem (Brasil, 2013, Direção de Hilton Lacerda) entendendo a potência do filme na educação do olhar para as diferenças de gênero e de sexualidade. O filme, um dos representantes da nova seara do cinema pernambucano, conta a história da relação amorosa entre Clécio, um artista tropicalista, e Arlindo, um tímido soldado que serve ao regime militar em pleno ano de 1978. Como metodologia, a cartografia, inspirada nos filósofos da diferença Gilles Deleuze e Félix Guattari, nos serviu de guia para uma atenção criativa e inventiva em torno das imagens. Concluímos que a experiência contracultural dos personagens de Tatuagem produz um currículo-desbunde que opera dissidências nas masculinidades em dois movimentos: 1) através da força da ironia e do deboche, da anarquia da linguagem e da performance e 2) por meio de um devir-mulher que sai pelo cu, este território de prazer abjetificado pela cultura heterossexual, mas que ganha força de rizoma no filme.

Biografia do Autor

  • Alcidesio Oliveira da Silva Junior, UFPB

    Mestre e Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, Pedagogo (UFPE), Licenciando em Artes Visuais (UFRPE), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação/UFRPE/CNPq e do ENSAIO – vida, pensamento e escrita em Educação/UFPB/CNPq.

  • Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba

    Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq, Marlécio Maknamara é Efetivo do Magistério Superior Federal desde 2006. Lidera os grupos ENSAIO - vida, pensamento e escrita em educação/UFPB/CNPq e ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq. É Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2024-07-31

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Artigos

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