Letramento Visual
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.167-170Mots-clés :
Letramento. Letramento visual. Multimodalidade.Résumé
A tecnologia utiliza recursos multimodais, que agregam informações ao processo de aprendizagem da leitura e escrita. O presente artigo utiliza o termo multimodalidade para apresentar o conceito de letramento visual e explicar as novas práticas de leitura e escrita.
Références
BUZATO, M. E. K. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.18, p. 325-342, 2008.
OLIVEIRA, S., Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 47(1): 91-117,2006.
ROCHA F. Monografia “Imagem e palavra: a produção literária para crianças em livros das autoras/ilustradoras Ângela Lago e Eva Furnari“, realizada como trabalho de conclusão de curso de curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. (UFMG 2008) SOARES, Magda. Novas Práticas de Leitura e escrita: Letramento na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, 2002.
SOARES, MAGDA. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, Rio de Janeiro: n. 25, p. 5-17, 2004.
STOKES, S. Visual literacy in teaching and learning: A literature perspective. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education,v.1, n.1, 2002.
SOUZA, P. Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira. Maringá, v. 31, n. 2, p. 139-146, 2009.
THIBAULT M. and WALBERT D. Reading images: an introduction to visual literacy. . Acesso em: 28 jul. 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.