Criança-performer sem educação infantil
observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33103Palabras clave:
niño-intérprete, educación infantil, pandemia, documentación pedagógica, maternidadResumen
Este artigo discorre reflexivamente sobre as performances cotidianas de uma criança bem pequena durante um ano de pandemia, isolamento social e escolas de educação infantil fechadas. O percurso, que vai da casa ao exterior, passando das interações de um mundo incomum a um mundo comum e atravessadas por um devir-animal, foi amplamente documentado pela mãe, pesquisadora das artes e das infâncias. Assim, ao narrar a criança performer, problematiza-se a educação infantil contemporânea, as noções de infância e uma estética dos processos de aprendizagem tendo a criança como protagonista, bem como a imensa falta da construção de uma ética do convívio na formação de um sujeito.
Referencias
HARTMANN, Luciana e GASPERIN, Luiz Eduardo. A criança protagonista: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. Rascunho - Pesquisa em Artes Cênicas, Uberlândia (UFU), v. 5, n. 3, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43429/24968
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.
FABIÃO, Eleonora. Programa performativo - o corpo-em-experiência. ILINX - Revista do LUME, São Paulo (UNICAMP), n.4, 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276
FERREIRA, Taís. Minicontos da Tati, Tatá, Tís, Tisoca. Porto Alegre: Mediação, 2014.
FOCHI, Paulo S. A documentação pedagógica como estratégia de construção do conhecimento praxiológico. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP): 2019 [Tese de doutorado]. 346p Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25072019-131945/publico/PAULO_SERGIO_FOCHI_rev.pdf
GOMES, Paola Basso Menna Barreto. Devir-animal e educação. Educação & Realidade, Porto Alegre (UFRGS), v.27, n. 2, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25916
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel. Múltiplas linguagens na educação da infância: protagonismo compartilhado entre professor, crianças e conhecimento. In.: FLORES, M.L.r E ALBUQUERQUE, S.S. Implementação do Proinfância no RS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p.127-40. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/Ebooks//Pdf/978-85-397-0663-1.pdf
LARROSA, Jorge Buendía e DE LARA, Nuria Pérez (orgs.). Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação & Realidade, Porto Alegre (UFRGS), v.35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444/9447
MASSCHELEIN, Jan e SIMONS, Marteen. Em defesa da escola – Uma questão pública. São Paulo: Autêntica, 2013.
ROUSSEL, David e CUTTER-MAKCENZIE, Amy. Uncommon Worlds: Toward an Ecological Aesthetics of Childhood in the Anthropocene. In.: A. Cutter-Mackenzie et al. (eds.), Research Handbook on Childhoodnature, Springer International Handbooks of Education, 2018. https://doi.org/10.1007/978-3-319-51949-4_88-1
RANGEL VIEIRA DA CUNHA, Susana. Como vai a arte na educação infantil? REVISTA APOTHEKE, Florianópolis (UDESC) v.5, n.3, ano 5, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/16827/11114
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Taís Ferreira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.