Contando histórias para ensinar o estudante de enfermagem sobre a abordagem à criança doente
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v14i1.50496Palavras-chave:
Enfermagem Pediátrica, Ensino, Educação em EnfermagemResumo
O desenvolvimento de estratégias didáticas que aproximem o estudante de enfermagem do cenário cotidiano do hospital, mediante o uso da literatura e do cinema, tem conquistado espaço e destaque na literatura do ensino de enfermagem. Os objetivos com este trabalho foram apresentar e descrever uma proposta de integração do conteúdo teórico da abordagem à criança enferma por meio do livro Oscar e a Senhora Rosa. Trata-se de um relato de experiência da autora, a qual introduziu a leitura de um capítulo do livro a cada aula ministrada na disciplina de Enfermagem Pediátrica aos alunos do terceiro ano de Graduação em Enfermagem de uma universidade particular do município de São Paulo. Após a leitura do livro, abria-se espaço para reflexão e discussão do relacionamento entre os atores do livro e as diferentes formas de abordagem ao paciente e à família, discutidas na aula expositiva. Tal estratégia mostrou-se útil e recomendada para a aproximação do estudante de enfermagem da realidade do paciente criticamente enfermo, instrumentalizando-o para agir nesse contextoPublicado
01-03-2010
Edição
Seção
Relato de Experiencia
Como Citar
1.
Contando histórias para ensinar o estudante de enfermagem sobre a abordagem à criança doente. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2010 [citado 25º de abril de 2025];14(1). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50496