Profissionais mediadores da qualidade e segurança do paciente como estratégia para o cuidado seguro
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49836Palavras-chave:
Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Segurança do PacienteResumo
Objetivo: caracterizar o mediador da qualidade e segurança do paciente; e identificar as ações e atribuições dos mediadores frente às estratégias implantadas pelo gestor de risco para melhoria dos cuidados de saúde. Métodos: estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa, realizado em um hospital universitário acreditado no Porto, Portugal, entre junho e julho de 2014, a partir de um questionário semiestruturado, contendo variáveis da caracterização dos profissionais e de atribuições e ações dos mediadores. Resultados: participaram do estudo 71 mediadores da qualidade e segurança do paciente, tendo a maioria mulheres entre 36 e 40 anos, enfermeiras, licenciadas, sem formação em gestão, experiência profissional na instituição há 11-20 anos e na função de mediador com experiência de um a cinco anos. As atribuições desempenhadas dos mediadores foram: estabelecer interlocução entre departamento de qualidade e equipe (38%), orientar medidas de segurança do paciente (33%) e contribuir para a formação de novos profissionais mediadores (32%). As ações desenvolvidas foram: cirurgia segura (83%), prevenção de infecção associada ao cuidado de saúde (83%), queda (82%), medicação (80%) e lesão por pressão (79%). Conclusões: embora não referida pelos participantes, notou-se a pertinência da iniciativa como uma medida inovadora e pioneira e no aspecto da tecnologia leve em saúde. Percebeu-se evolução nas relações entre os membros da equipe e da produção de comunicação.
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