Uma aproximação às perguntas e problemas da análise musical a partir de uma abordagem histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.5331

Palavras-chave:

Análise musical, teoria musical, metodologias de análise, história da análise musical

Resumo

Este artigo de reflexão pretende abordar, a partir de uma perspectiva histórica, alguns dos ideais ou propósitos que, desde a análise musical, foram levados em consideração para o tratamento da obra musical como objeto de estudo. A partir de uma abordagem dos pensamentos a respeito da música como objeto, das metalinguagens para se referir a este objeto e, claro, das diferentes metodologias para enfrentá-lo, se constrói uma reflexão crítica sobre as transformações que a prática da análise musical tem tido e seus processos de expansão através de suas diversas relações dialógicas com outros campos do conhecimento. Espera-se com esta aproximação crítica, contribuir para a reflexão sobre os dilemas atuais da prática da análise musical e, sobretudo, para os processos de ensino da análise na formação musical universitária.

Biografia do Autor

  • Juan David Manco, Fundación Universitaria Bellas Artes Medellín, Colômbia

    Compositor musical da Universidade Eafit em Medellín, Colômbia. Fez um mestrado em teoria musical na mesma universidade e conclui o PhD em Artes na Universidade de Antioquia, na Colômbia.

    Trabalha como professor de teoria e composição na Universidad Eafit, Universidad de Antioquia e Fundación Universitaria Bellas Artesm e é pesquisador, tendo como campo de pesquisa a teoria e análise da música.

     

Referências

1. AGAWU, Kofi (2012). La música como discurso. Aventuras semióticas de la música romántica. 2012. Buenos Aires: Eterna cadencia.

2. BEARD, David., & GLOAG, Kenneth (2004). Musicology: the key concepts. New York: Routledge.

3. BENT, Ian., & POPLE, Anthony (2001). Analysis. Grove Music Online. Recuperado el 14 Mayo de 2018, de: http://www.oxfordmusiconline.com/grovemusic/view/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001/omo-9781561592630-e-0000041862.

4. CHRISTENSEN, Thomas (Ed.) (2006). The Cambridge history of Western music theory. Cambridge University Press.

5. COOK, Nicholas (1994). A guide to musical analysis. New York: Oxford University Press.

6. ___________ (1999). ¿Qué nos dice el análisis musical? Quodlibet: revista de especialización musical, n. 13, p. 54-70.

7. DAHLHOUSE, Carl (1999). La idea de la música absoluta. Barcelona: Idea Books.

8. EPSTEIN, David (1980). Beyond Orpheus. Studies in musical structure. Massachusetts: Oxford University Press.

9. GUZMÁN, Alberto (2011). Historia crítica de las teorías de la música y los modelos de análisis musical. Cali: Editorial Universidad del Valle.

10. INIESTA, Rosa (2010). “Una relación dialógica improbable: Edgar Morin/Heinrich Schenker hacia una teoría de la complejidad musical para el sistema tonal”. [Tesis Doctoral Universidad de Valladolid].

11. NAGORE, María (2004). El análisis musical, entre el formalismo y la hermenéutica. Artículo publicado en: Músicas al Sur(sic), n. 1.

12. NEUBAUER, John (1992). La emancipación de la música. El alejamiento de la mímesis en la estética del siglo XVIII. Madrid: La balsa de la Medusa.

13. ROSEN, Charles (1987). Formas de sonata. Barcelona: Editorial labor, S. A.

14. SADAI, Yizhak (1998). El estatuto del análisis musical. Revista Cuadernos de Veruela. Anuario de creación música, n. 2, p. 75-89.

15. SCHAEFFER, Pierre (2003). Tratado de los objetos musicales. Madrid: Alianza Editorial.

16. SOBRINO, Ramón (2005). Análisis musical: de las metodologías del análisis al análisis de las metodologías. Revista de musicología, 28/1, p. 667-696.

17. TOCH, Ernst (2001). Elementos constitutivos de la música: Armonía, melodía, contrapunto y forma. Barcelona: Idea Books, S.A.

18. YEPES, Gustavo (2011). Cuatro teoremas sobre la música tonal. Cuadernos de investigación, 87. Medellín: Universidad EAFIT. Recuperado el 14 de marzo de 2015, de: http://publicaciones.eafit.edu.co/index.php/cuadernos-investigacion/article/download/1310/1181

Publicado

2020-10-07

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Uma aproximação às Perguntas E Problemas Da análise Musical a Partir De Uma Abordagem histórica”. 2020. Per Musi, nº 39 (outubro): 1-18. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.5331.

Artigos Semelhantes

1-10 de 425

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)