A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba‐enredo

Autores

  • Mauricio Ernica Universidade Estadual de Campinas, Brasil
  • Sergio Molina Faculdade Santa Marcelina, Brasil; Instituto Carlos Gomes, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163407

Palavras-chave:

canção, música popular, samba, samba‐enredo

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio‐histórica – que diz respeito às relações da obra com o espaço social – com as abordagens musical e linguístico‐discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeiramente, apresentamos referenciais teóricos baseados, sobretudo, nas obras de Antonio Candido, Lev S. Vigotski, Carlos Sandroni, Simha Arom e Godfried Toussaint. Em seguida, analisamos um caso particular: o samba Portela na avenida, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, popularizado na gravação de Clara Nunes.

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Publicado

2017-02-18

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“A sagração Da Portela: Música, Letra E Contexto Social Na produção De reações estéticas Em Um samba‐enredo”. 2017. Per Musi, nº 34 (fevereiro). https://doi.org/10.1590/permusi20163407.

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