Sonetos de Amor de Adami, para flauta doce e piano
análise e performance
Palavras-chave:
Performance, Análise musical, Flauta doce e piano, Música brasileira contemporâneaResumo
Este trabalho analisa e discute a construção da performance de Sonetos de Amor, obra de Felipe Kirst Adami para flauta doce e piano composta em 1999. A composição foi inspirada na obra poética Cien Sonetos de Amor de Pablo Neruda, tendo sido registrada no CD Sonetos de Amor e Morte, de Luciane Cuervo. Neste texto, a pesquisadora e intérprete reflete sobre o contexto da composição e de seu criador, bem como analisa a escrita idiomática para os instrumentos e a sua interpretação, buscando fornecer subsídios para futuros intérpretes e compositores interessados nesta formação instrumental. O artigo está organizado em quatro partes, analogamente aos quatro movimentos da obra: Manhã, Meio-Dia, Tarde, Noite.
Referências
ADAMI, Felipe Kirst. Eterna Ciklo: inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições. Dissertação de Mestrado em Composição Musical. PPGMUS, UFRGS, Porto Alegre, 2004.
BORÉM, Fausto. Por uma unidade e diversidade da pedagogia da performance. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 45-54, mar. 2006.
CUERVO, Luciane. Música Contemporânea para Flauta Doce: um diálogo entre educação musical, composição e interpretação. In: Anais do XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação de Música (ANPPOM)/2008. Salvador, 2008, p.227-230.
CUERVO, Luciane. Musicalidade na Performance com a Flauta Doce. Dissertação de Mestrado em Educação. PPGEDU, UFRGS, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15663/000687332.pdf?sequence=1 Acesso em: 12 Set.2009.
HALLAM, Susan. “What do we about practicing? Toward a model synthesising the research literature’. In: JORGENSEN, H.; LEHMANN, A. C., (Orgs.) Does practice make perfect? Current theory and research on instrumental music practice, pp.179-231. Oslo: Norges Musikkhogskole, 1997.
HAUWE, Walter van. The Modern Recorder Player (v. 1 a 3). Londres: Schott Music Ltd., 1992.
HUNT, Edgar. The Recorder and its music. Londres: Eulenburg Book, 1977.
JACOB, Gordon. Encore for Michala. In: PETRI, Michala; HANNIBAL, Lars. CD Souvenir. Nova York: BMG Classics, 1994.
MARTINS, Áudrea. Composição Musical na Escola: Experiências no universo contemporâneo e tecnológico. In: Anais do XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), 2009. Londrina, 2009.
MATTOS, Fernando Lewis de. Sonetos de Amor e Morte. In: CUERVO, Luciane. CD Sonetos de Amor e Morte. Porto Alegre: FUMPROARTE, 2002, encarte.
NERUDA, Pablo. Veinte poemas de amor y una canción desesperada. In: NERUDA, Pablo. Cien sonetos de amor. Barcelona: Plaza e Janés, 1999. (1ª. Edição em 1924).
O ́KELLY, Eve. The Recorder Today. Londres: Cambrige University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.