Sonetos de Amor de Adami, para flauta doce e piano

análise e performance

Autores

Palavras-chave:

Performance, Análise musical, Flauta doce e piano, Música brasileira contemporânea

Resumo

Este trabalho analisa e discute a construção da performance de Sonetos de Amor, obra de Felipe Kirst Adami para flauta doce e piano composta em 1999. A composição foi inspirada na obra poética Cien Sonetos de Amor de Pablo Neruda, tendo sido registrada no CD Sonetos de Amor e Morte, de Luciane Cuervo. Neste texto, a pesquisadora e intérprete reflete sobre o contexto da composição e de seu criador, bem como analisa a escrita idiomática para os instrumentos e a sua interpretação, buscando fornecer subsídios para futuros intérpretes e compositores interessados nesta formação instrumental. O artigo está organizado em quatro partes, analogamente aos quatro movimentos da obra: Manhã, Meio-Dia, Tarde, Noite.

Biografia do Autor

  • Luciane da Costa Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professora do Departamento de Música da UFRGS, nas modalidades presencial e à distância. Mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS (CNPq, 2009), atualmente é vice-líder do EDUCAMUS, Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Educação do PPGEDU/UFRGS, coordenado pela Dra. Leda Maffioletti. Primeira Bacharel em Flauta Doce formada pela UFRGS (2001), estreou diversas peças brasileiras para flauta doce. Vencedora do Concurso Jovens Solistas da OSPA/2001, no ano seguinte lançou o CD Sonetos de Amor e Morte. Realiza concertos em diversas formações camerísticas e como solista e orquestras, destacando-se o Duo Cuervo/Adami, de flauta doce e cravo/piano, em atividade desde 1998. Em 2010 recebeu Menção Honrosa por serviços prestados à EAD na UFRGS. Em 2011 criou o site Educação Musical e Musicalidade, dedicado à difusão de objetos de aprendizagem para a área, disponível no link http://paginas.ufrgs.br/musicalidade.

Referências

ADAMI, Felipe Kirst. Eterna Ciklo: inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições. Dissertação de Mestrado em Composição Musical. PPGMUS, UFRGS, Porto Alegre, 2004.

BORÉM, Fausto. Por uma unidade e diversidade da pedagogia da performance. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 45-54, mar. 2006.

CUERVO, Luciane. Música Contemporânea para Flauta Doce: um diálogo entre educação musical, composição e interpretação. In: Anais do XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação de Música (ANPPOM)/2008. Salvador, 2008, p.227-230.

CUERVO, Luciane. Musicalidade na Performance com a Flauta Doce. Dissertação de Mestrado em Educação. PPGEDU, UFRGS, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15663/000687332.pdf?sequence=1 Acesso em: 12 Set.2009.

HALLAM, Susan. “What do we about practicing? Toward a model synthesising the research literature’. In: JORGENSEN, H.; LEHMANN, A. C., (Orgs.) Does practice make perfect? Current theory and research on instrumental music practice, pp.179-231. Oslo: Norges Musikkhogskole, 1997.

HAUWE, Walter van. The Modern Recorder Player (v. 1 a 3). Londres: Schott Music Ltd., 1992.

HUNT, Edgar. The Recorder and its music. Londres: Eulenburg Book, 1977.

JACOB, Gordon. Encore for Michala. In: PETRI, Michala; HANNIBAL, Lars. CD Souvenir. Nova York: BMG Classics, 1994.

MARTINS, Áudrea. Composição Musical na Escola: Experiências no universo contemporâneo e tecnológico. In: Anais do XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), 2009. Londrina, 2009.

MATTOS, Fernando Lewis de. Sonetos de Amor e Morte. In: CUERVO, Luciane. CD Sonetos de Amor e Morte. Porto Alegre: FUMPROARTE, 2002, encarte.

NERUDA, Pablo. Veinte poemas de amor y una canción desesperada. In: NERUDA, Pablo. Cien sonetos de amor. Barcelona: Plaza e Janés, 1999. (1ª. Edição em 1924).

O ́KELLY, Eve. The Recorder Today. Londres: Cambrige University Press, 1990.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Sonetos De Amor De Adami, Para Flauta Doce E Piano: Análise E Performance”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-11. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40053.

Artigos Semelhantes

1-10 de 172

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.