Marta Saré de Edu Lobo
memórias híbridas
Palavras-chave:
Memórias de Marta Saré de Edu Lobo, Hibridismo na música brasileira, Música e teatroResumo
Nos anos de 1960, Edu Lobo era reconhecido pela preocupação estética e social em sua música. Os elementos para elaboração destas composições eram oriundos da música nordestina, da bossa nova e posteriormente da música “erudita”. A partir de alguns conceitos de hibridismo, buscou-se entender as fontes musicais reelaboradas por Edu Lobo, mais especificamente na canção Memórias de Marta Saré (1968 - Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri). O resultado deste estudo revela que as hibridações elaboradas nesta canção evidenciam alguns aspectos que explicam a singularidade do compositor, além de mostrar como os próprios conceitos de hibridismo se misturam nesta obra, cuja partitura está publicada às p.159-166 nesse número 30 de Per Musi.
Referências
ABDALA JR., Benjamim. Um ensaio de abertura: mestiçagem e hibridismo, globalização e comunitarismo. In:______. (Org.). Margens da Cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004.
BERND, Z. O elogio da crioulidade: o conceito de hibridação a partir de autores francófonos do Caribe. In: ABDALA JR., Benjamim (Org.). Margens da Cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004.
ARAGÃO, P. Pixinguinha e a Gênese do Arranjo Musical Brasileiro (1929-1935). 2001. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes da UNIRIO (Universidade do Rio de Janeiro).
BARRETO, L.; BORÉM, F. A composição e interpretação de Victor Assis Brasil em Pro Zeca: hibridismo entre o baião e o bebop. Per Musi (UFMG), v.23, p.28-38, 2011.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005.
BURKE, P. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.
CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2006.
CAMACHO, V. C. da G. As Três Cantorias de Cego para piano de José Siqueira: um enfoque sobre o emprego da tradição oral nordestina. Per Musi (UFMG), v.9, p.66-74, jan - jun, 2004.
CONTIER, A. D. Edu Lobo e Carlos Lyra: O Nacional e o Popular na Canção de Protesto (Os Anos 60). Revista Brasileira de História, São Paulo, v.18, n.35, p.13-52, 1998.
FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 6ª ed. Curitiba: Positivo, 2004.
FREITAS, S. P. R. Espécies de oitavas: usos e significados do termo modo em diferentes práticas teórico-musicais. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM), 2008, Goiânia. Anais do VIII SEMPEM. Goiânia: SEMPEM, 2008. p.257-265.
GROUT, D. J.; PALISCA, C. V. História da música ocidental. Tradução Ana Luisa Faria. Portugal: Gradativa, 2007.
GUARNIERI, G. Marta Saré. (Roteiro da Peça). 1968.
GUARNIERI, G.; ROVERI, S. O grito parado no ar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2004.
LOBO, E. In: MELLO, J. E. H. de. Música Popular Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1976.
LOBO, E. MPB: Construção / Desconstrução, 1999. Entrevista concedida a Santuza Cambraia Neves. 1999. Disponível em: <http://www.edulobo.com/textos/constr_desconstr/condescon01.html>. Acesso em 24 ago. 2008.
LOBO, E. Edu Lobo harmonia da composição brasileira. Revista Qualis, nº 26, p.27-36, 1995.
GUEST, I. Arranjo: método prático. São Paulo: Irmãos Vitale, 2009. 2v.
KERN, D. P. M. O conceito de hibridismo ontem e hoje: ruptura e contato. Métis (UCS), Caxias do Sul, v.3, p.53-70, 2004.
MELLO, Z. H. de. A era dos festivais: uma parábola. São Paulo: Ed. 34, 2003.
MOREIRAS, A. Hybritidy and Double Consciousness. Cultural Studies, v.13, n.3, p.373-407, 1999.
NAPOLITANO, M. Seguindo a Canção: Engajamento Político e Indústria Cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume, 2001.
NEDER, A. S. C. O enigma da MPB e a trama das vozes: a identidade e a intertextualidade no discurso musical nos anos 60. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
PIEDADE, A. T. de C. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Opus. v.11. Dez, 2005. In: www.anppom.com.br/opus. Acesso em 17 de junho de 2012.
________________. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, v.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.103-112.
PERSICHETTI, V. Armonia del siglo XX. Madrid: Real Musical, 1985.
TINÉ, P. J. S. Harmonia no Contexto da Música Popular. Videtur (USP), Vilnius - São Paulo, v.6, p.35-44, 2002. Disponível em:<http://www.hottopos.com/vdletras6/tine.htm>. Acesso em 16 jul. de 2008.
_______________. Procedimentos modais na música brasileira: Do campo étnico do Nordeste ao popular da década de 1960. 2008. Tese (Doutorado em música) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade Federal de São Paulo.
RIOS FILHO, P. Hibridação cultural como horizonte metodológico para a composição de música contemporânea. Revista do Conservatório de Música da UFPel, Pelotas, nº3, p.27-57, 2010.
TURINO, T. Signs of Imagination, Identity, and Experience: A Peircean Semiotic Theory for Music. Ethnomusicology, v.43, n.2, p.221-255, 1999.
_______________. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: University of Chicago Press, 2008.
ULHÔA, M. T.; ARAGÃO, P.; TROTTA, F. Música Híbrida - Matrizes Culturais e a Interpretação da Música Brasileira. In: XIII Encontro Nacional da ANPPOM, 2001, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro da ANPPOM. Belo Horizonte: ANPPOM, 2001. v.II, p.348-354.
VARGAS, H. O hibridismo e a mestiçagem como instrumentos para o estudo da canção na América Latina. In: VALENTE, Heloisa de A. Duarte (Org.). Música e Mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera/Fapesp, 2007a, p.61-78.
________. Hibridismos musicais de Chico Science e Nação Zumbi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007b.
WEISS, S. Permeable Boundaries: Hybridity, Music, and the Reception of Robert Wilson’s I La Galigo. Ethnomusicology, v.52, n.2, p.203-238, 2008.
ZAN, J. R. A Sonoridade da Banda Black Rio. In: VI - IASPM-AL - Música Popular, exclusión/inclusión social y subjetividad en América Latina, 2005, Buenos Aires. Anais do VI IASPM-AL. Buenos Aires: IASPM-LA, 2005. v.1.
_________. Novos hibrismos na música sertaneja. In: V IASPM-AL - Música Popular na América Latina, 2004, Rio de Janeiro/RJ. Anais do V IASPM-AL - Música Popular na América Latina, 2004. v.1.
Referências fonográficas
IV Festival da Música Popular Brasileira v.2. Philips, 1968.
LOBO, Edu. Cantiga de Longe. Elenco, 1970.
_________. Limite das Águas. Continental, 1976.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.