Viol Will de Paul McIntyre

anatomia de um madrigal serial canadense para voz e contrabaixo

Autores

Palavras-chave:

Paul McIntyre, Viol Will, Composição, Soprano, Voz, Shakespeare, Música de câmara

Resumo

Apresentação da peça dodecafônica Viol Will, a Madrigal for Soprano and Bass Viol para soprano e contrabaixo composta pelo compositor canadense Paul McIntyre, a partir de excertos de Shakespeare que mencionam a palavra viol. Inclui uma análise da forma, utilização da série e das relações texto-música, a tradução do texto original para o português e a partitura completa.

Biografia do Autor

  • Anthony Scelba, Kean University

    Anthony Scelba foi o primeiro contrabaixista a receber o Doctor of Musical Arts na Juilliard School, EUA. Vencedor do Fulbright Performing-Artist Award de Seul, Coréia, em 1983-1984, apresenta-se regularmente na região de New York como recitalista e membro do Yardarm Trio. Foi o primeiro contrabaixista da New Jersey Symphony por dez anos e, atualmente, é professor da Kean University, New Jersey, onde ensina contrabaixo, história da música e análise.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém (Belo Horizonte, Brasil, 1960) é Professor de Contrabaixo, Música de Câmara, Pesquisa em Música e Práticas de Performance na UFMG, onde criou o Mestrado em Música e a Revista Per Musi. Pesquisador do CNPq desde 1994, é Doutor em Contrabaixo pela University of Georgia e Mestre em Contrabaixo pela University of Iowa, EUA. Organizou o I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical (1999), o IV Encontro Internacional de Contrabaixistas (1996), o II Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (1996) e o I Concurso Nacional de Contrabaixistas (2002). Tem representado o Brasil nos principais eventos nacionais e internacionais do contrabaixo acústico (EUA em 1993, 1995, 1997, 1999 e 2001, França em 1994, Escócia em 1998). Tem apresentado trabalhos nos congressos da International Society of Bassists Convention, SBPC, Encontros Internacionais de Contrabaixo, Encontros Nacionais da ANPPOM, GAMUT Annual Meeting - Georgia Association of Music Theory. Tem publicado dezenas de artigos em importantes periódicos nacionais e internacionais nas áreas de performance, análise e musicologia histórica (veja Currículo Lattes no site do CNPq). Solista premiado diversas vezes no Brasil e no exterior, é contrabaixista do Trio Novarte e da Geraes Jazz ´round. Sua obra Uma Didática da Invenção foi premiada com o 3º Lugar no III Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (UFG, 2000). Coordenou duas vezes o Projeto Artista Visitante da UFMG com a Oficina UAKTI (1996) e a Oficina de Luteria de Contrabaixos para Crianças (2002).

Referências

PALISCA, Claude V., ed. Norton Anthology of Western Music. v.1, 3.ed. New York: W. W. Norton, 1996.

DAVISON, Archibald T., APEL, Willi, eds. Historical Anthology of Music. v.1. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 1950.

VINTON, John, ed. 12-tone techniques. In: Dictionary of Contemporary Music. New York: E. P. Dutton, 1974. p.771-780.

SHAKESPEARE, William.The Complete Works of Shakespeare. Ed. David Bevington. 4.ed. Reading, Massachussets: Addison-Wesley-Longman, 1997.

McINTYRE, Paul. Viol Will, a Madrigal for Soprano and Bass Viol. Windsor, Canadá: ed. autor, 1977.

Downloads

Publicado

2000-06-15

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“Viol Will De Paul McIntyre: Anatomia De Um Madrigal Serial Canadense Para Voz E Contrabaixo”. 2000. Per Musi, nº 01 (junho): 1-14. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38351.

Artigos Semelhantes

1-10 de 399

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.