O ensino de preservação nos cursos brasileiros de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Preservação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia

Resumo

Este artigo é resultante de parte da discussão realizada no âmbito de uma tese de doutorado, produzida e orientada pelas mesmas autorias deste texto. Tem como tema o ensino sobre preservação no Brasil. Seu objeto de análise são as ementas das disciplinas curriculares que tratam sobre preservação nos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e de pós-graduação em Ciência da Informação (totalizando 129 currículos encontrados, que compõe o universo de análise da pesquisa). Objetiva analisar o que é, como é e para que fins a preservação é ensinada nesses cursos, visando refletir sobre a possibilidade de conteúdos comuns que os atualizem no âmbito da preservação, sem desconsiderar suas respectivas particularidades disciplinares. Possui abordagem teórico-metodológica quanti-qualitativa, ao ser desenvolvido mediante revisão de literatura, seguida de coleta de dados em registros institucionais, via Internet. Os resultados apontam para a relevância da conservação preventiva e da capilaridade da metodologia de gestão de riscos para o direcionamento do ensino de preservação, tendo em vista uma perspectiva preventiva, gerencial, holística e eficaz, e não restando dúvidas de que esta deva ser a tônica atual.

Biografia do Autor

  • Bruno Ferreira Leite, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Graduado em Arquivologia pela UNIRIO, Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Arquivologia da UNIRIO e Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ. Integra o Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais (CDOC-ARREMOS), cadastrado na UNIRIO, e o Grupo de Pesquisa Memória, Informação e Comunicação (MIC), cadastrado na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). É vicecoordenador do Laboratório Multidimensional de Estudos em Preservação de Documentos Arquivísticos (PDA), também da UNIRIO. Desenvolve pesquisas com ênfase no campo da Arquivologia, com maior interesse nos seguintes assuntos: Conservação Preventiva, Gestão de Riscos para preservação, cultura documental, arquivos pessoais, relações entre arquivo, memória e identidade, representações sociais e documentos. É docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 2016.

  • Angelica Alves da Cunha Marques, Universidade de Brasília (UnB)

    Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2009, é professora do Curso de Arquivologia da UnB. É vice-líder do grupo de pesquisa Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia (FHETA). Em 2012, tem a tese premiada pela AAB (Prêmio Maria Odila Fonseca), pela ANCIB (melhor tese) e pela CAPES (melhor tese da área de Ciências Sociais Aplicadas I). Entre 2014 e 2015, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB e da École Nationale des Chartes/Sorbonne (Paris). Em 2019, participa do Stage technique international d'archives (STIA), organizado pelo Ministère de la Culture da França. A partir de 2020, está credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ como docente permanente, onde desenvolve projeto de pesquisa sobre os fluxos do conhecimento arquivístico entre os países do Sul no contexto pandêmico.

  • Maria Luísa Ramos de Oliveira Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutora em Conservação-Restauração do Patrimônio Histórico pela Universidade Politécnica de Valencia-Espanha (2006). Mestre em Ciência da Informação com concentração em Administração da Preservação - Columbia University School of Library Service-NY-USA (1992). Bolsista do Instituto Getty - Los Angeles-USA (1990). Especialização em Restauração de Papel pelo International Centre For Study Of Preserv. And Restorat. Of Cult. Property - ICCROM, Roma-Italia (1986). Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1978). Foi estagiária (bolsista) conservadora-restauradora da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa-Portugal). Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Estagiária bolsista no Centre National de la Recherche Cientifique (CNRS-Paris-França). Presidente da Comissão de Estudo de Conservação na Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT-RJ. Presidente da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Patrimônio Cultural-ABRACOR (1996-2001). Tecnologista Sênior III da Fundação Casa de Rui Barbosa (1978-2009), atualmente Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PGMA) na FCRB . Professora Adjunta do Curso de Conservação-Restauração da Escola de Belas Artes/UFRJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação-restauração de documentos gráficos, preservação, administração da preservação, ciência e arte, história do papel, história da arte, arte-educação, ética do profissional conservador-restaurador e conservação integrada.

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

O ensino de preservação nos cursos brasileiros de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. (2024). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e41900. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/pci/article/view/41900