Aula de português: discurso, conhecimento e escola

Autores/as

  • Antonio Augusto Gomes Batista

Palabras clave:

Português, Conhecimento, Escola

Resumen

O trabalho teve por objeto o estudo das relações entre os conhe- cimentos que se transmitem na aula de Português e a atividade mesma de tramissão, compreendida como uma atividade discursiva. Para o estudo desse objeto, malizou-se um estudo exploratório, de caráter naturalístico: selecionou- se uma turma de 5°- série, de escola pública que atende às camadas populares, e procurou-se, com base nesse campo de estudo, descrever e analisar o discurso produzido na interação entre professor e alunos. Em sua maior parte, os instrumentos utilizados na análise dos dados foram extraídos do campo de estudos que abordam a linguagem em funcionamento. Eles permitiram mostrar que a atividade discursiva na aula de Português realiza um efeito de discurso através de três mecanismos — síntese, repetição e apropriação.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Dissertações e teses

Cómo citar

Artículos similares

1-10 de 294

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.