ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA

Autores/as

  • Kelly Ambrosio Silveira Universidade Federal do Espírito Santo -UFES
  • Sônia Regina Fiorim Enumo Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas
  • Kely Maria Pereira de Paula Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Elisa Pozzatto Batista Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Palabras clave:

Estresse, Revisão de Literatura, Professores

Resumen

O estresse tem sido associado a problemas de saúde em professores, sendo importante compreender suas estratégias de enfrentamento (coping). Assim, o presente estudo revisou a literatura sobre estresse e coping em professores, com análise dos principais resultados de pesquisas da área e de suas características metodológicas. Foram analisados artigos publicados entre 2006-2011 em bases internacionais do Portal Periódicos/CAPES, com as palavras-chave: stress, coping e teacher. Foram mantidos os 19 artigos empíricos sobre o tema e disponíveis integralmente. A partir desse material, procedeu-se análise relacionada ao estresse, às estratégias de enfrentamento e às suas implicações ao trabalho docente. É evidenciada a necessidade de práticas avaliativas e interventivas em atenção ao coping e aos sintomas de estresse, de modo a ampliar a compreensão sobre os processos que levem ao bem-estar docente e, consequentemente, à qualidade do ensino ofertado.

Biografía del autor/a

  • Kelly Ambrosio Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo -UFES
    Doutoranda em Psicologia
  • Sônia Regina Fiorim Enumo, Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas

     Professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo -UFES, Professora da PUC - Campinas e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia

  • Kely Maria Pereira de Paula, Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
    Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Elisa Pozzatto Batista, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
    Graduanda em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA LITERATURA. (2023). Educação Em Revista , 30(4). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21149

Artículos similares

1-10 de 1245

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.