PRODUÇÃO TEXTUAL EM DIFERENTES GÊNEROS: UM CASO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores/as

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior

Palabras clave:

escrita, leitura, gêneros textuais

Resumen

Esta pesquisa relata atividade de leitura conduzida com licenciandos em química de uma universidade federal. A leitura, realizada em período extraclasse, foi acompanhada da produção de textos (em grupos de até três pessoas) que deveriam corresponder a quatro gêneros: carta, poesia, história em quadrinhos e artigo de opinião. Os textos apresentaram qualidades diversificadas como criatividade e emprego de variados recursos linguísticos. Histórias em quadrinhos e poesias, talvez por serem gêneros artísticos, possibilitaram maior liberdade de criação. Já as cartas e os artigos de opinião foram compostos de maior diversidade de tipos textuais. Não foram observadas cópias literais da obra lida, indicando que a escrita de um texto em gênero diferente daquele lido permite o afloramento de características da leitura crítica.

Biografía del autor/a

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PRODUÇÃO TEXTUAL EM DIFERENTES GÊNEROS: UM CASO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. (2023). Educação Em Revista , 29(2). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21083

Artículos similares

1-10 de 63

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.