PRODUÇÃO TEXTUAL EM DIFERENTES GÊNEROS: UM CASO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Palabras clave:
escrita, leitura, gêneros textuaisResumen
Esta pesquisa relata atividade de leitura conduzida com licenciandos em química de uma universidade federal. A leitura, realizada em período extraclasse, foi acompanhada da produção de textos (em grupos de até três pessoas) que deveriam corresponder a quatro gêneros: carta, poesia, história em quadrinhos e artigo de opinião. Os textos apresentaram qualidades diversificadas como criatividade e emprego de variados recursos linguísticos. Histórias em quadrinhos e poesias, talvez por serem gêneros artísticos, possibilitaram maior liberdade de criação. Já as cartas e os artigos de opinião foram compostos de maior diversidade de tipos textuais. Não foram observadas cópias literais da obra lida, indicando que a escrita de um texto em gênero diferente daquele lido permite o afloramento de características da leitura crítica.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.