MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
Palabras clave:
histórias de vida, memórias, formação de professores, PIBIDResumen
Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de quatorze estudantes do Curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro “Iniciação à Docência em Pedagogia: memórias que contam histórias”, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o Programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.