Do ruído à fala: análise da experiência de participação política de mulheres em Minas Gerais, na década de 75-85, em partidos, sindicatos e movimentos sociais de mulheres
Keywords:
Pólitica de mulheres, Minas Gerais, Movimento sociaisAbstract
Este trabalho teve como objetivo compreender a participação das mulheres nos partidos, sindicatos e movimentos sociais de mulheres; em Minas Gerais, na Década da Mulher- 75-85, em sua dimensão educativa. Lendo a prática política como processo socializador, percebemos que o educativo que buscávamos estava se realizando nesses espaços em que coletivamente se construíam os sujeitos sociais. Tomaram-se três espaços distintos, referidos a diferentes esferas: à política "stricto sensu", ao trabalho (produção) e à vida em seu sentido mais geral (cotidiano, esfera privada, reprodução).
Durante a elaboração da dissertação, a luta das mulheres configurou-se como uma luta por cidadania. Assim, ainda que não fosse a nossa preocupação inicial, a cidadania se fez questão para nós. Para a realização deste trabalho, fizeram-se levantamentos junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e ao Arquivo: Público Mineiro, entrevistas com mulheres militantes em partidos sindicatos e no movimento de mulheres em Minas. A partir das entrevistas, a dificuldade das mulheres com relação à fala pública ganhou centralidade e inspirou o título da dissertação: “Do ruído à fala", pois verificamos que essa luta se dá particularmente em torno da construção de uma fala própria, que constitua um novo sujeito social: as mulheres.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.