PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA PRIVADA DE SETORES POPULARES: SEGUINDO O FIO DE ARIADNE
Keywords:
profissionalização docente – trajetórias de vida – aderência – setores popularesAbstract
Este trabalho parte de uma pesquisa realizada numa escola privada frequentada por setores populares. Focalizando a profissionalização docente marcada por esse contexto, optou-se pela utilização das histórias de vida como principal instrumento para aferição dos dados. Os conceitos de trajetória, campo e habitus, desenvolvidos por Bourdieu, foram centrais na análise. Além disso, os estudos de Nóvoa, Valle e Fanfani ajudaram na construção e discussão dos dados. A investigação evidencia um processo de profissionalização ímpar, marcado por uma aderência à profissão construída no processo de formação e vivência da docência, e por um gosto aprendido, identificado pelas professoras como “vocação”. Discute como as relações quase familiares estabelecidas nesse espaço fomentam um caminho singular à trajetória profissional docente. Finalmente, aponta para a importância de que a profissionalização docente seja compreendida a partir dos contextos concretos de atuação e das trajetórias de vida, tendo em vista a heterogeneidade característica dessa profissão.Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.