O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa

Authors

  • Carmen Domingues Reste Membro efetivo do LEIP - Laboratório de Investigação em Educação em Português, pertencente ao CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Departamento de Educação. Universidade de Aveiro.

Keywords:

Entrevista, Investigação Qualitativa, Representações Sociais, Escola Reflexiva, Educação Intercultural

Abstract

Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo.

Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3.º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica, como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.

Author Biography

  • Carmen Domingues Reste, Membro efetivo do LEIP - Laboratório de Investigação em Educação em Português, pertencente ao CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Departamento de Educação. Universidade de Aveiro.
    Licenciada em Filosofia - Via Ensino pela Universidade Católica Portuguesa em 1993 Mestrado em Filosofia pela Universidade do Minho em 2000 Doutorada em Didática e Formação pela Universidade de Aveiro em 2014

Published

2023-05-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa. (2023). Educação Em Revista , 31(4). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216

Similar Articles

1-10 of 491

You may also start an advanced similarity search for this article.