Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
Keywords:
psicanálise e educação, pesquisa-intervenção, violência nas escolas, afetos, autoridade.Abstract
O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da “pesquisa-intervenção”, as autoras ofereceram encontros de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de 15 encontros. Procurou-se incentivar a fala livre e a troca discursiva entre os pares, no intuito de se elaborar situações conflitivas geradas no cotidiano escolar, sobretudo aquelas relacionadas aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Entrelaçando ensino, pesquisa e extensão, analisa algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos em relação à ação e reflexão dos educadores a respeito da violência “de que” e/ou “a que” são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda também a questão dos conflitos no espaço escolar relacionando-os ao modo de funcionamento social e institucional mais amplo em que estão arraigados.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.