UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI

Authors

  • Luani de Liz Souza Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lisley Canola Treis Teixeira Programa de Pós-Graduação em Educação UFSC Linha de Pesquisa: Sociologia e História da Educação
  • Celso João Carminati Programa de Pós-Graduação em Educação - UDESC

Keywords:

Educação, Materialidade digital na escola, Políticas educacionais – PROUCA

Abstract

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o Projeto Um Computador por Aluno – PROUCA, como parte das políticas públicas nacionais, na perspectiva de um estudo centrado na cultura material escolar contrapondo práticas e condições da escola com promessas acerca desta materialidade no seu uso. Nesta perspectiva, pretende-se discutir a adoção do programa - Um Computador por Aluno, a partir da experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como recorte o segmento do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, no período de 2010 a 2012. Tal escolha remete à compreensão e análise em torno do percurso de um modelo de laptop na escola, estabelecendo a relação entre a materialidade e alguns elementos suscitados nas práticas realizadas e discursos acerca da inovação a partir deste “novo” objeto escolar.

Published

2023-05-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. (2023). Educação Em Revista , 31(3). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207

Similar Articles

1-10 of 1206

You may also start an advanced similarity search for this article.