Educação, arte e política: reflexões sobre o Sofista, o Político e a República de Platão

Autores

  • Carlos Antônio Leite Brandão

Palavras-chave:

Platão, Filosofia da Educação, Arte e Educação, Arte e Política, Sofistas, Político

Resumo

Refletindo sobre as noções de verdade, de justiça e da arte de governar nos escritos de Platão, superamos o paradigma da autonomia da arte e as contradições entre o pensamento e a ação ou entre a atividade intelectual e a artística e a atividade prática e política. Arte e política não têm fim em si mesmas e devem ser pensadas como inseridas dentro de um projeto que tem como fundamento e fim último a educação do cidadão e a construção de uma vida melhor e mais justa. Dessa forma, não apenas estudamos o sentido que a arte, a política e a educação encontram no filósofo grego como também inquirimos o próprio sentido e limites que elas tomam na contemporaneidade e propomo-lhes novos desafios. O problema da arte, da política e da educação atual não gira em torno de questões técnicas: é um problema hermenêutico e gira em torno da questão do sentido. E a investigação desse sentido é o nosso propósito neste artigo.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação, arte e política: reflexões sobre o Sofista, o Político e a República de Platão. (2023). Educação Em Revista , 17(33). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44461

Artigos Semelhantes

1-10 de 1165

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.