AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE MÍMESIS PARA PENSAR A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REGULAÇÃO DA CONDUTA EM PESQUISA

RETHINKING HOW RESEARCHER MORALITY IS FORMED IN TIMES OF HIGH REGULATION

Autores

  • PEDRO SAVI NETO PUCRS https://orcid.org/0000-0001-8781-5277
  • Inês Maria Guimarães Nascimento Nascimento Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Mónica de la Fare Pontifícia Universidade Cat´ólica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Palavras-chave:

Iniciação científica, Mimese, Ciências humanas e sociais, Ética em pesquisa, Regulação da conduta

Resumo

A ética em pesquisa tem sido objeto de intenso movimento de regulação da conduta a partir de um modelo preconcebido, sob a lógica das ciências biomédicas. Nesse contexto de uma resposta majoritariamente normativa para a questão moral, este artigo objetiva oferecer argumentos sobre a potencialidade da formação da moralidade a partir da prática em pesquisa. Para isso, combina a pesquisa teórica, centrada nos conceitos de mimese desenvolvidos por Adorno e Benjamin, com a análise das respostas a um questionário on-line oferecidas por estudantes de graduação das ciências humanas e sociais com experiência em iniciação científica (IC). Afirma-se o potencial formativo da IC, pois é uma instância privilegiada para a análise do comportamento mimético, permitindo a aprendizagem dos iniciantes pela observação e pela aplicação prática de conceitos do campo moral à pesquisa.

Biografia do Autor

  • PEDRO SAVI NETO, PUCRS

    This work was carried out with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel–Brazil (CAPES) – Financing Code 001, with a PNPD grant for the first author.

    * Doctor in Education, PNPD/Capes Scholarship and Collaborating Professor of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, School of Humanities (PUC/RS). E-mail: <pedro.savi@pucrs.br>.

  • Inês Maria Guimarães Nascimento Nascimento, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

    PhD in Psychology, Professor at the Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Porto, Portugal. E-mail: <ines@fpce.up.pt>.

  • Mónica de la Fare, Pontifícia Universidade Cat´ólica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Doctor in Social Sciences, Professor of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, School of Humanities (PUCRS). E-mail: <monica.fare@pucrs.br>.

Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE MÍMESIS PARA PENSAR A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE REGULAÇÃO DA CONDUTA EM PESQUISA: RETHINKING HOW RESEARCHER MORALITY IS FORMED IN TIMES OF HIGH REGULATION. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38357

Artigos Semelhantes

1-10 de 1255

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.