BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores

  • MANUELA CICONETTO BERNARD Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (RS)
  • TERCIANE ÂNGELA LUCHESE

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, ensino, aprendizagem

Resumo

Desde a década de 1980, as ideias e constructos teóricos e metodológicos de Lev
Semionovitch Vigotski têm povoado o cenário acadêmico brasileiro (SILVA; DAVIS, 2004) 3
,
especialmente nas áreas da Educação e da Psicologia, mas também em áreas afins ao seu trabalho, como
a Linguística, a Literatura, as Artes, entre outras. Nos mais de trinta anos que se passaram desde as
primeiras traduções, publicações e apropriações dos escritos de Vigotski no Brasil, é possível afirmar que
sua vida e obra são bastante conhecidas e disseminadas no âmbito da comunidade científica nacional.
Contudo, o contexto no qual Vigotski produziu e publicou suas obras no seu país de origem – marcado
pelas transformações sociais e políticas do período stalinista na União Soviética e pelas implicações de
tais transformações no universo da produção cultural, acadêmica e científica – exerceu um impacto
significativo sobre a difusão do pensamento deste psicólogo, tanto em solo soviético quanto em solo
estrangeiro, impacto este que nos interessa e serve aqui de antessala para tratarmos da mais nova tradução
de Vigotski no Brasil: o livro “Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia”,
organizado por Zoia Prestes e Elizabeth Tunes e traduzido a seis mãos pelas próprias organizadoras
juntamente com Cláudia da Costa Guimarães Santana.

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Publicado

2020-10-30

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