ALTERNANDO PROFESSORALIDADES NO CAMPO: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, UM ESTAR-SENDO PROFESSOR-MONITOR EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA
Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Ensino de Ciências, Experiência, ProfessoralidadeResumo
Este artigo apresenta narrativas (auto)biográficas de cinco monitores da área de ciências
naturais de duas Escolas Famílias Agrícolas (EFA) no semiárido baiano. Por meio de suas memórias e
histórias de vida, investigamos o seu tornar-se docente em alternância, referindo-nos tanto à proposta
pedagógica da escola, quanto às trajetórias destes docentes, que se alternam entre o passado e o presente,
e o estar-sendo professor e o estar-sendo monitor numa EFA. Estas categorias – passado, presente,
professor e monitor – se alternam no processo de tornar-se docente no/do campo. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, embasada nos referenciaisda memória, (auto)biografia, história de vida e narrativas
orais. Para análise das narrativas, nos apropriamos das noções de experiência, de Jorge Larrosa Bondía e
de professoralidade, de Marcos Villela Pereira. As narrativas indicam que estes docentes são o que
conseguem ser: seres de experiências, contextos históricos, sociais e culturais que os atravessam nesse
tornar-se docente numa EFA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.