AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DE UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Rosa Maria Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marivania Menegarde Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto
  • Solange de Fátima Reis Conterno Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Educação técnica em enfermagem, Educação profissionalizante, Avaliação do Ensino.

Resumo

Avaliar a formação dos trabalhadores Técnicos em Enfermagem é necessidade para entender como esta formação se relaciona com a atuação profissional. Objetivou-se traçar o perfil dos egressos de uma escola técnica; identificar como avaliam o processo ensino-aprendizagem vivenciado no curso; avaliar, na perspectiva dos egressos, a formação vivenciada em relação com sua atuação profissional. Estudo exploratório descritivo, com dados quantitativos distribuídos conforme frequência absoluta e relativa e qualitativos submetidos à análise de conteúdo. Participarem 128 egressos, 92,97% mulheres; 34,37 % casadas; 77,34% com menos de 40 anos; 64,07% conseguiram trabalho em até seis meses após o fim do curso; 40,63% estão empregados no serviço privado; a maioria das disciplinas foram consideradas suficientes para atuação profissional, com percentuais acima de 80%. Sistematizaram-se as temáticas a formação técnica é passaporte para a inserção no mundo do trabalho; da formação técnica à formação humana integral; do papel dos professores na formação e das coisas que poderiam ser diferentes no Curso Técnico em Enfermagem. A formação, na perspectiva dos egressos foi suficiente e determinante na vida dos egressos para inserção e permanência no trabalho mostrando a importância de espaços públicos de formação técnica em enfermagem.

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Enfermeira. Doutora em educação. Professora Associada na graduação em enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

  • Marivania Menegarde, Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto

    Pedagoga. Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde. Professora no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, Cascavel/PR e enfermeira assistencial na Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR.

  • Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Publicado

2024-03-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DE UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37629

Artigos Semelhantes

1-10 de 846

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.