ENSINO REMOTO PARA ESTUDANTES DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

Palavras-chave:

educação especial, covid-19, planejamento educacional, instituto federal, educação profissional

Resumo

Em decorrência da pandemia da Covid-19 e das medidas de distanciamento social requeridas, as aulas presenciais foram suspensas no início de 2020, e o objetivo do estudo consistiu em analisar como ficou o ensino para os estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), neste cenário. A abordagem exploratória e descritiva, do tipo pesquisa de levantamento, foi realizada junto 168 docentes de diferentes campi dos IFs. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário (Google Forms). Os dados obtidos foram sistematizados, organizados e analisados quantitativa e qualitativamente em categorias temáticas, acompanhando as variáveis do instrumento. Os resultados evidenciaram que os docentes buscaram diferentes alternativas no ensino remoto, tais como planejar colaborativamente; adotar procedimentos diferenciados no planejamento específico; prever modificações na prática pedagógica; utilizar material didático e avaliações adaptadas etc. As tecnologias e o ambiente virtual foram considerados tanto em aspectos positivos quanto desafiadores. Conclui-se que a demanda para atender às necessidades educacionais dos estudantes PAEE no ensino remoto exigiu o replanejamento dos processos pedagógicos, com diferentes ações, que variaram a depender de cada instituto. Contudo, faltaram diretrizes para elaborar o plano de ensino individualizado, assim como maior articulação com professores de educação especial, o que pode impactar na qualidade do ensino e aprendizagem do PAEE. Sugere-se que outras pesquisas sejam desenvolvidas, buscando maior aprofundamento e a avaliação das experiências docentes durante o ensino remoto no contexto da pandemia.

Biografia do Autor

  • Melina Brandt Bueno, Universidade Federal de São Carlos

    Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro/SP. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes. Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs), da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Doutoranda em Educação Especial pelo PPGEEs - UFSCar. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Professora de Educação Básica I e Professora de Educação Básica II - Educação Especial, na Prefeitura Municipal de Rio Claro/SP.

  • Graciliana Garcia Leite, Universidade Federal de São Carlos

    Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialização em Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências pela Universidade Federal de Mato Grsso (UFMT) e Especialização em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutoranda pela mesma instituição.Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) Campus de Araraquara.

  • Carla Ariela Rios Vilaronga, Instituto Federal de São Paulo

    Pedagoga formada pela UNESP campus de Rio Claro (2007), durante a graduação em Pedagogia realizou intercâmbio na Universidad Nacional de Entre Rios, na Argentina, onde cursou disciplinas no curso de Ciências da Educação. Em 2010 finalizou o Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Educação em Educação (UNESP), linha de pesquisa Docência, práticas escolares e formação de professores. Doutorada pelo Programa de pós em Educação Especial pela UFSCar em 2015, durante o doutoramento realizou estágio doutoral na Universidad de Alcalá- Alcalá de Henares- Madrid- Espanha. Atuou no CECEMCA- Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Cientifica e Ambiental como formadora de professores (Unesp- Rio Claro) De 2009 até 2015 trabalhou como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, tendo como principais atividades a participação em atividades relacionadas a oficinas pedagógicas, disciplinas práticas e cursos da área para alunos e professores da Rede Regular de Ensino. Desde dezembro de 2015 é docente no Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos. Tem se dedicado em pesquisas relacionadas a Formação de Professores, Formação de Professores em Educação Especial e Ensino Colaborativo.

  • Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

    Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008) e na Universidade de Salamanca na Espanha (2017-2018). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar, formação e política educacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial- ABPEE (2013-2016). Presidente da comissão Organizadora do IV, V, VI, VII e VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). Ex- Membro do Comitê Assessor do CNPq (2015-2016). Ex- Membro da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES (2005). Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq. Citações: h-index 4 na Base Scopus; Índice h=31 e Índice i10=72 na Base Google Scholar.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO REMOTO PARA ESTUDANTES DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS. (2022). Educação Em Revista , 38. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/33814

Artigos Semelhantes

1-10 de 384

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.