BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2010 – 2020)

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Política Nacional de Educação Especial, Atualização da PNEEPEI

Resumo

A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) no ano de 2008, verificou-se a expansão do setor público no que se refere à oferta de serviços educacionais aos alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE), sob o argumento da necessidade do estabelecimento de sistemas educacionais inclusivos. Nesse sentido, o lócus da oferta da Educação Especial deveria ser o Atendimento Educacional Especializado oferecido nas escolas regulares, intensificando o investimento de recursos públicos na implementação desses espaços. Porém, no ano de 2017, iniciou-se uma série de discussões com o objetivo de promover a revisão e atualização da PNEEPEI, sob argumento de que pesquisadores e grupos de pesquisa apontavam diversas críticas com relação à chamada política de educação inclusiva. A minuta com a proposta de atualização divulgada em 2018 estabelecia a possibilidade da oferta de serviços educacionais aos alunos PAEE em classes e escolas especiais, historicamente gerenciadas por instituições privado-assistenciais no país. Destarte, com base na realização de um balanço da produção científica publicado por pesquisadores da área entre os anos de 2010 e 2020, busca-se identificar as principais críticas, positivas e negativas, conferidas à PNEEPEI que possam justificar a necessidade de atualização posposta pelo Ministério da Educação (MEC). A partir das análises realizadas, identificou-se que as críticas negativas foram parcialmente incorporadas ao novo texto da política divulgado em setembro de 2020, ao mesmo tempo que as críticas positivas com relação à PNEEPEI foram ignoradas no novo documento.

Biografia do Autor

  • Luana Leal Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    Doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF e licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes (2014) e mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2017).

  • Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

    Professora Associada ao Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais. Pós-Doutora pela Universidade Nova de Lisboa e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

  • Silvia Alicia Martinez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

    Doutora em Educação pela PUC-Rio, com estágio de pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. 

Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2010 – 2020). (2021). Educação Em Revista , 37(1). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26361

Artigos Semelhantes

1-10 de 1436

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.