MODELOS DE PROFESSOR E ALUNO SUSTENTADOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS

Dos PCNs à BNCC

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Fundamental, BNCC, Discurso Regulador.

Resumo

Neste trabalho são apresentados resultados de pesquisa orientada pelo objetivo de conhecer os efeitos do discurso regulador sobre a recontextualização pedagógica de conhecimentos na elaboração de diretrizes curriculares oficiais. Com base em princípios de análise discursiva, caracterizam-se as permanências e mudanças expressas na BNCC (BRASIL, 2017) em relação às concepções de ensino e de aprendizagem que fundamentaram anteriormente propostas curriculares no país, materializadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). A análise pauta-se na leitura e discussão de trechos destes dois documentos, com foco na caracterização de papéis que parecem ser atribuídos a professores e a estudantes. Os resultados evidenciam o reposicionamento, de um contexto histórico a outro, das funções projetadas para docentes e discentes nos processos de ensino e aprendizagem, de modo a desconsiderar-se a agentividade e a implicação dos sujeitos do trabalho pedagógico, reduzindo-se a relação didática à apropriação de um conjunto pré-estabelecido de conhecimentos. Embora não tenha sido a intenção do presente estudo, entendemos que esta investigação e seus resultados trazem contribuições às discussões sobre as normativas que passam a entrar em vigência em relação à formação de professores e também sobre a função da escola na formação de estudantes.

Biografia do Autor

  • Cláudia Galian, Faculdade de Educação - USP

    Licenciada em Biologia. Doutora em Educação e Professor Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

  • Émerson de Pietri, FEUSP

    Professor de Metodologia do Ensino de Português; Licenciado em Letras, Mestre e Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp.

  • Lúcia Helena Sasseron, FEUSP

    Licenciada em Física, Mestre em Ensino de Ciências, Doutora em Educação, Livre docente e Professora Associada da FEUSP.

Publicado

2021-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MODELOS DE PROFESSOR E ALUNO SUSTENTADOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS: Dos PCNs à BNCC. (2021). Educação Em Revista , 37(1). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25551

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