A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR

Autores

  • Natália Fraga Carvalhais Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Savana Diniz Gomes Melo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

universidade, extensão universitária, educação básica, jornada escolar ampliada

Resumo

Este artigo discute  a relação entre a universidade e a educação básica no contexto da extensão universitária e das políticas de ampliação da jornada escolar. Estuda-se o Programa Escola Integrada da Universidade Federal de Minas Gerais, que consistia em uma ação de extensão da Universidade junto à política de ampliação da jornada escolar da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. São identificados os pressupostos que orientam o estudo a partir da discussão da interação dialógica entre a universidade e a sociedade e o contexto de formulação atual das referidas políticas no Brasil. O Programa é caracterizado com ênfase em seu histórico, funcionamento e abrangência. Gestores na Universidade e na Secretaria e professoras comunitárias de três escolas participantes apresentam suas percepções sobre o papel das instâncias envolvidas e as relações estabelecidas. Os dados colhidos por meio de pesquisa documental e entrevistas evidenciam alguns limites e contribuições dessas relações.

Biografia do Autor

  • Natália Fraga Carvalhais Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, na linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Graduada em Pedagogia pela FaE /UFMG (2009). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais e integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITÁTS e do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão – Territórios, Educação Integral e Cidadania TEIA/FaE/UFMG. 

  • Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Coordenadora da Linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Universitátis/FaE/UFMG; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FaE/UFMG); da Rede de Estudos sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado); e da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Coordenadora de Projetos de Pesquisas financiados por órgãos estaduais de fomento (Fapemig). 

Publicado

2023-05-30

Como Citar

A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR. (2023). Educação Em Revista , 34. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21328

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