Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários

Autores

  • Pérola Cavalcante Dourado Universidade Federal da Bahia
  • Sônia Maria Guedes Gondim Professora Titular na Universidade Federal da Bahia
  • Elisabeth Loiola Souza Professora associada na Universidade Federal da Bahia
  • Aleciane da Silva Moreira Ferreira Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia
  • Gisele Debiasi Alberton Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

aprendizagem individual, suporte organizacional, desempenho docente

Resumo

O estudo analisou as relações entre a percepção de aprendizagem de competências e de desempenho de docentes de nível superior. Além disso, testou o papel moderador do suporte organizacional na relação entre a aprendizagem individual e desempenho docente. Participaram do estudo correlacional 275 docentes de uma universidade pública federal, que responderam ao inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente (ASOD). Foram realizadas análises confirmatórias e testados os modelos de predição e moderação. Um das conclusões do estudo foi que a aprendizagem docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão predizem a percepção de desempenho em cada uma das atividades respectivamente. O suporte organizacional também se mostrou preditor do desempenho percebido pelo docente nas quatro atividades. Não foram encontradas evidências de que o suporte modera as relações entre as aprendizagens e a percepção de desempenho docente

Biografia do Autor

  • Pérola Cavalcante Dourado, Universidade Federal da Bahia
    Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia, MBA em Gestão de Pessoas pelo grupo UNINTER/IBPEX (2012), e Administradora de empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Servidora técnico-administrativa em Educação na Universidade Federal da Bahia.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários. (2023). Educação Em Revista , 34. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281

Artigos Semelhantes

1-10 de 147

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)