Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada

Autores

  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Sandra de Lacerda Cardoso Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Samira Zaidan Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Andréa da Silva Gino Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEB, Ensino Fundamental, Identidade Docente, Educação Matemática, Formação Continuada de Professores

Resumo

Apresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência dos docentes do primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes “generalistas” e “especialistas”. A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente.

 

Biografia do Autor

  • Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Departamento de Matemática

    Educação Matemática

  • Sandra de Lacerda Cardoso, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
    Professora de Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM 
  • Samira Zaidan, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

    Educação Matemática

  • Andréa da Silva Gino, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

    Educação Matemática

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada. (2023). Educação Em Revista , 31(4). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219

Artigos Semelhantes

1-10 de 1464

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.