DO PALCO DAS (IN)DIFERENÇAS AOS BASTIDORES DA PÓS-MODERNIDADE: TEORIA HISTÓRICA E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Cláudio Pellini Vargas Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Epistemologia, Racionalidade, Pós-modernidade, Diferenças

Resumo

Na conturbada esteira epistemológica contemporânea, o presente ensaio crítico tem por objetivo problematizar o discurso pós-moderno de pesquisadores acadêmicos que se sustentam no pensamento relativista pós-moderno em seu estado mais dissimulado e radical. Na sua estrutura, o trabalho contextualiza historicamente o campo “pós-moderno” à luz das ideias de Perry Anderson. Num segundo momento, apresenta relatos vivenciados em distintas universidades brasileiras, além de fragmentos teóricos “celebratórios”, sendo os quais iluminados e discutidos, essencialmente, pelas teorias de Terry Eagleton e David Harvey. Em síntese, argumenta-se na conclusão que as teorizações radicais “pós-modernas” tendem a se afastar da ideia de “respeito às diferenças”, ao fomentar as desconstruções epistemológicas que encaminham teorias, práticas e valores, na direção de uma homogeneização superficial, carismática e niilista.

Biografia do Autor

  • Cláudio Pellini Vargas, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutorando em Educação (PPGE/UFJF)

    Agência de Fomento: FAPEMIG

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Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DO PALCO DAS (IN)DIFERENÇAS AOS BASTIDORES DA PÓS-MODERNIDADE: TEORIA HISTÓRICA E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS. (2023). Educação Em Revista , 31(4). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21214

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