Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula

Autores

  • Mónica Baptista Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • João Pedro da Ponte
  • Isabel Velez Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Estela Costa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Formação de Professores

Resumo

O estudo de aula leva os professores arefletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a suaprática profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dosestudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professoresrelativas à prática letiva, comenfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como àsua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se umametodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observaçãoparticipante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamentode Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeirosanos e uma equipa do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia queos estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atentosobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizarmais os processos de raciocínio dos seus alunos.

Biografia do Autor

  • Mónica Baptista, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • João Pedro da Ponte
  • Isabel Velez, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Estela Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

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Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. (2023). Educação Em Revista , 30(4). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160

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