ESCOLARIZAÇÃO NA EMPRESA: CONTRADIÇÕES QUE POSSIBILITAM NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICAÇÕES

Autores/as

  • Mariana Veríssimo PUCMG

Palabras clave:

Educação dos Trabalhadores, Trabalho e Educação e Empresa-Escola

Resumen

Neste texto, são apresentadas sinteticamente algumas conclusões da minha dissertação de mestrado cujo titulo é “Trabalhadores na escola da empresa: convergências e divergências de interesses”. A dissertação se estrutura essencialmente em torno da articulação desta questão central: as contradições vividas por trabalhadores que estudam na escola da empresa num contexto de modernização. Este artigo tem como questão central as contradições vividas por um grupo de trabalhadores que estudam na escola da empresa onde trabalham. Para desvendar o objeto as categorias sentido e significação, tomadas dos estudos de Leontiev constituíram- se no eixo central das análises realizadas. Busca-se explicitar as contradições vivenciadas pelos trabalhadores-alunos durante o desenvolvimento da experiência de escolarização enquanto possuidora de pólos negativos e positivos.

Publicado

2012-11-06

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

ESCOLARIZAÇÃO NA EMPRESA: CONTRADIÇÕES QUE POSSIBILITAM NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICAÇÕES. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 9, p. 93–113, 2012. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9035. Acesso em: 9 oct. 2025.

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