EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience

Authors

  • Bárbara Bruna Moreira Ramalho FaE/UFMG

Keywords:

Educação Integral, Jovens-adolescentes, Programa Escola Integrada

Abstract

A partir do final do século XX e do início do século XXI, observa-se a emergência de políticas públicas em torno da Educação Integral, no Brasil. Verifica-se, entretanto, de acordo com diversos estudos, a inexistência de um consenso quanto às matrizes conceituais e aos formatos adotados nas diversas experiências de ampliação da jornada escolar e/ou das dimensões educativas em curso no país. Essa diversidade de formatos suscita o interesse em investigar as possíveis influências exercidas por essas atividades sobre as vivências sociais e escolares dos sujeitos delas egressos. Nessa perspectiva, no presente trabalho, foi investigado um grupo de sujeitos, entre quinze e dezoito anos, pertencentes às camadas populares e que participaram, por, no mínimo, dois anos, do Programa Escola Integrada (PEI), programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A opção pela abordagem do PEI justifica-se por aspectos diversos... 

Author Biography

  • Bárbara Bruna Moreira Ramalho, FaE/UFMG

    Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. 

Published

2014-12-18

Issue

Section

RESUMOS

How to Cite

EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 199–200, 2014. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352. Acesso em: 6 oct. 2025.

Similar Articles

1-10 of 165

You may also start an advanced similarity search for this article.