EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being
Resumo
O presente trabalho debruça-se sobre a abordagem do fenômeno da educação a partir do ponto de vista dos fundamentos onto-metodológicos instaurados por Marx, possibilitando inicialmente o esclarecimento de quais são esses fundamentos, a partir da busca pela compreensão da arquitetura mais geral do pensamento de Marx. Permite, em seguida, apreender o sentido da atividade educativa no interior desse quadro arquitetônico. A reflexão sobre a problemática da educação deve ser precedida, necessariamente, de uma teoria geral do ser social, e, desse modo, buscamos compreender a problemática em questão partindo dos pressupostos em que o próprio autor se baseia e, deste modo, também por este caminho, apreender o sentido do que foi explicitamente afirmado por ele. O que importa, pois, a nosso ver, não é tanto o que Marx disse, mas o que pode ser dito a partir dos pressupostos por ele estabelecidos.Downloads
Publicado
2015-12-11
Edição
Seção
DOSSIÊ
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EDUCAÇÃO E ONTOLOGIA MARXIANA / Education and ontology of the social being. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 201–213, 2015. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9420. Acesso em: 6 out. 2025.