SISTEMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL E FEDERALISMO COOPERATIVO / Open System Technical School of Brazil and cooperative federalism
Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Sistema e-Tec Brasi, Federalismo cooperativo.Resumo
O presente artigo analisa alguns dos resultados obtidos por uma dissertação de mestrado sobre a implementação do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) por Institutos Federais de Minas Gerais. Analisa, mais especificamente, o cumprimento de uma das diretrizes desse sistema: a constituição de arranjos educativos locais inspirados no federalismo cooperativo ou no regime de colaboração entre sistemas de ensino de nível federal, estadual e municipal para o atendimento de necessidades educacionais do desenvolvimento territorial. A pesquisa foi concluída em 2011 e recorreu a análises documentais e bibliográficas e a um survey descritivo. As principais conclusões do artigo remetem ao distanciamento entre a realidade encontrada e as diretrizes preconizadas, a problemas decorrentes da falta de entrosamento e compartilhamento de recursos e atribuições por parte dos entes federados para o fornecimento dos cursos técnicos a distancia à população.Downloads
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Publicado
2015-12-11
Edição
Seção
ARTIGOS
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SISTEMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL E FEDERALISMO COOPERATIVO / Open System Technical School of Brazil and cooperative federalism. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 51–65, 2015. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9410. Acesso em: 9 out. 2025.