INSERÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS: O CIRCUITO FECHADO DA PRECARIZAÇÃO / Professional insertion of young people: the closed circle of the precarization

Autores/as

  • Mariléia Maria da Silva UDESC

Palabras clave:

Jovem trabalhador, Inserção profissional, Precarização

Resumen

O artigo tem como propósito analisar as condições de trabalho para os jovens no que se refere às formas de inserção no mercado de trabalho e suas trajetórias profissionais, em um contexto de configuração do padrão de acumulação capitalista, no qual novas demandas se impõem à classe trabalhadora. A análise está ancorada em entrevistas realizadas entre os anos de 2009 a 2011 com jovens destinatários do Consórcio Social da Juventude (CSJ), programa já extinto, e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) na modalidade "Trabalhador". Utilizou-se como fundamento teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, para o qual a análise da noção de inserção profissional e das condições de emprego deve estar localizada no âmbito da relação capital-trabalho. O estudo constituiu-se em uma pesquisa de cunho qualitativo e os principais resultados indicam estreita relação entre as experiências de trabalho obtidas e as pretensões ocupacionais desejadas pelos jovens, construindo percursos profissionais cuja característica acentuada é a de um "circuito fechado", marcado pela precarização, posto que o novo padrão de acumulação capitalista impõe novas formas de valorização do valor, implicando novos modos de geração de mais-valia que determinam a expulsão de significativo contingente de trabalhadores da produção, constituindo a superfluidade da força de trabalho tão necessária ao capital. 

Biografía del autor/a

  • Mariléia Maria da Silva, UDESC

    Graduada em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Ciências Humanas da FAED/UDESC. 

Publicado

2014-12-18

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

INSERÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS: O CIRCUITO FECHADO DA PRECARIZAÇÃO / Professional insertion of young people: the closed circle of the precarization. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 177–194, 2014. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9249. Acesso em: 6 oct. 2025.

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