DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration
Palavras-chave:
Saberes profissionais, Elaboração pragmática, Situação de trabalhoResumo
Este artigo visa esclarecer o processo pelo qual os saberes profissionais se desenvolvem em situação de trabalho na e pela experiência. O caso da passagem de profissionais do setor do serviço pós-venda de uma atividade técnica para uma atividade técnica e comunicacional com clientes ilustra a problemática. Ele mostra como saberes de natureza técnica, adquiridos pela formação e pela experiência, transformam-se e combinam-se com saberes conversacionais construídos e desenvolvidos na experiência da vida e na do trabalho. A noção de processo de elaboração pragmática busca, aqui, dar conta da maneira pela qual os saberes, qualquer que seja sua natureza ou sua origem, tendem, na atividade, a formar-se e a transformar-se para assegurar a ação eficiente com e sobre as dificuldades, os riscos e os problemas colocados pelas situações de trabalho.Downloads
Publicado
2013-12-08
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Como Citar
DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 125–147, 2013. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9232. Acesso em: 10 maio. 2025.