Universo Móvel: um aplicativo educacional livre para dispositivos móveis
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.34-48Mots-clés :
Aprendizagem Móvel. Aplicativos Educacionais Livres. Ensino da Astronomia.Résumé
Este artigo tem como propósito apresentar o Universo Móvel, um aplicativo educacional livre para uso em dispositivos móveis (tablets e smartphones) que tem por objetivo aproximar estudantes do Ensino Fundamental e Médio das noções de Astronomia e contribuir na transposição dos conhecimentos produzidos pelo campo da Astronomia para as novas tecnologias digitais. Serão apresentadas aqui as ferramentas e as linguagens de programação utilizadas em sua construção e, ainda, as possibilidades oferecidas pelo aplicativo para a aprendizagem móvel, conceito que além da utilização de aplicativos e dispositivos, envolve a apropriação criativa de ferramentas e linguagens para a produção e compartilhamento de conhecimento e tecnologias livres.
Références
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação e Tecnologia. Brasília. MEC/SEMTEC. 1997.
CASTELLS M. A Sociedade em Rede. 6a. Edição. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2009.
FEDERAL TRADE COMISSION. Mobile apps for kids: Current Privacy Disclosures are Disappointing. 2012. Disponível em: http://www.ftc.gov/reports/mobile-apps-kids-current-privacy-disclosures-are-disappointing. Acesso em 28 de dezembro de 2013.
GOMES, Mayra; SOARES, Rosana; LEITE, Andrea. Wiki: uma experiência pedagógica. Revista Online de Comunicação Linguagem e Mídias (2009). Disponível em: http://www.rumores.usp.br/gomes.pdf. Acesso em: 28 dezembro de 2013.
HOWKINS, John. The creative economy. How people make money from ideas. London: Penguin Press, 2001. 264p.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
KNOBEL, M.; LANKSHEAR Colin. A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang. 2007.
MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”, 2009. Disponível em: http://adelinamouravitae.com.sapo.pt/gpolegar.pdf. Acesso em: 27 jan. 2014.
QUEIROZ, Vanessa. A Astronomia presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Londrina. 2008. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.
TORRISI-STEELE. Geraldini. Pedagogical Perspectives on M-Learning. In Mehdi Khosrow- Pour (Ed.) Encyclopedia of Information Science and Technology. Information Science Reference - Imprint of: IGI Publishing. 2009.
UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf. Acesso em: 28 jan. 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.