Filmes de possessão

o êxtase do arrebatamento como espetáculo do erotismo barroco

Autores

  • Giancarlo Couto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Carlos Gerbase Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.33538

Palavras-chave:

Barroco, Cinema de horror, Possessão, Erotismo

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a gênese das imagens de possessão divina e demoníaca no cinema. O recorte trabalha com os seguintes filmes: Madre Joana dos Anjos (1961), Il Demonio (1963), O Exorcista (1973), Exorcismo Negro (1974) e Stigmata (1999). A hipótese advoga no sentido de que a gênese dessas imagens está na arte barroca, se ancorando principalmente nos casos de possessão da época e na mística católica, traduzida nos exercícios espirituais, no arrebatamento divino e em obras do período, sendo elas esculturas, pinturas e textos. As conclusões deste texto versam sobre as relações entre erotismo e violência, ambos canalizados nas obras de arte e nas imagens, a fim de, ora evitar, ora espetacularizar, os pecados da carne.

Biografia do Autor

  • Carlos Gerbase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, integrante do programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-04-28

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Filmes de possessão: o êxtase do arrebatamento como espetáculo do erotismo barroco. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 331–357, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.33538. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/33538. Acesso em: 26 jun. 2025.

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